Você RH contrata PJ? Não sabe como orientá-los com as questões burocráticas e de gestão empresarial?
Culturalmente no nosso país, a maioria dos executivos sempre trabalha como CLT, não é mesmo? Porque isso vem dos nossos pais, tios, avós e da própria sociedade…
Todavia, devemos considerar que esse comportamento se iniciou por necessidades de uma outra época e temos de convir que, de lá para cá, muita coisa mudou. E se Você RH contrata PJ, acredite: para a melhor!
A mudança da legislação trabalhista trouxe outra perspectiva para as empresas e para os profissionais, proporcionando uma relação de trabalho mais transparente e madura.
Mas como explicar de forma prática os benefícios de prestar serviços como PJ?
Talvez você não tenha se dado conta e muitos profissionais também não perceberam que o mercado está inchado com profissionais de grande capacitação que podem fazer a diferença em grandes empresas. Entretanto, estes profissionais não estão exercendo seu papel em sua área e nem sendo bem remunerados porque não estão inteirados sobre todos os benefícios em ser PJ.
Por isso, o Gestão com Elas montou essa lista com os principais benefícios de prestar serviços como PJ. Confira:
1. Contrato de trabalho mais transparente
Primeiramente, quando está negociando sua prestação de serviços, o PJ faz sua proposta financeira e, normalmente, trabalha com demandas, prazos e entregas ágeis. Então, adeus ao cartão de ponto porque o que importa é a produtividade e agilidade das entregas, com maior liberdade para produzir, uma vez que a definição das tarefas e dos projetos são mais claras.
Dessa forma, o controle dos gestores é por entrega e não mais pelo tempo que a pessoa fica na empresa.
2. Recebimento dos serviços
Adeus ao holerite: agora o PJ faz a emissão da nota fiscal e o departamento financeiro programa esses pagamentos de acordo com o vencimento determinado no contrato, sempre na conta corrente jurídica.
Vale lembrar que a empresa e a pessoa física são “pessoas” diferentes e toda movimentação deve ser separada.
Hoje com a entrada dos bancos digitais, facilitou a emissão de boletos que pode ser uma alternativa de recebimento dos serviços. As condições oferecidas pelos bancos passam a ser bem melhores para a pessoa jurídica.
3. Facilidade para cobrança
Se você atua no regime CLT, terá poucas chances de uma cobrança mais agressiva caso a empresa atrase o pagamento do salário. Isso porque a própria condição de funcionário torna a relação vulnerável e de diálogo mais complicado.
Com o PJ não tem essa dificuldade, pois o vínculo se estabelece por contrato. Se encontrar dificuldades para receber pelos serviços, poderá fazer uma cobrança formalizada sobre o título em aberto e inclusive protestar.
Claro que existe uma relação de trabalho a ser considerada antes de chegar a um protesto e como PJ, normalmente as relações são mais maduras e transparentes.
4. Profissionalização e formalização do negócio
Você passará a ter CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoal Jurídica). Assim, poderá ser considerado como uma empresa, obtendo um ar profissional e institucionalizado.
5. Possibilidade de ganhar outros clientes
Muitos não sabem, mas a pessoa jurídica abre portas, pois muitas empresas só podem contratar serviços de profissionais que emitem nota fiscal para pagamento. Assim, suas chances em expandir seus negócios aumentam com essa profissionalização.
6. Redução nos custos da folha de pagamento
Os custos com um funcionário — que custa para a empresa o equivalente a três vezes o salário líquido — são minimizados pela desobrigação com os encargos da folha de pagamento. Isso acaba tornando os recebimentos como PJ mais altos e a carga tributária consideravelmente menor para ambas as partes.
7. Facilidade para organizar turnos de trabalho
Muitas empresas encontram obstáculos na hora de ajustar o horário de trabalho dos funcionários. Por diversos motivos, como estudo, família ou distância, há dificuldade em fazer com que o funcionário saia da rotina para cumprir uma jornada extra.
Com o PJ é diferente. Afinal, é de seu interesse se adaptar conforme as necessidades da empresa e do que foi acordado em contrato.
8. Menos burocracia
Com a chegada do e-Social, está cada vez mais difícil e burocrático admitir ou demitir funcionários com vínculo CLT. São muitas obrigações que as empresas têm preferido evitar. Por isso Você RH contrata PJ optando por contratar uma mão de obra PJ.
Você RH contrata PJ então vem agora mesmo para o Gestão com Elas nós disponibilizamos Gratuitamente Um E-Book De Abertura E Gestão Empresarial com todas estas dúvidas respondidas e de forma muito didática. Além disso, oferecemos 50% de desconto para estes executivos na abertura da empresa quando indicado por RH cadastrado.