Tinha uma pedra no meio do caminho

Tinha uma pedra no meio do caminho

Empreender é uma jornada cheia de desafios, e para muitas mulheres, essa jornada é ainda mais árdua. Quando decidimos abrir um negócio, estamos determinadas a fazer dar certo. No entanto, rapidamente nos deparamos com uma realidade que não é tão simples quanto parecia no início. No meio do caminho, surgem pedras.

Essas pedras podem ser várias: decisões solitárias, falta de apoio, acúmulo de funções, desorganização. O peso de conciliar múltiplos papéis — empresária, mãe, filha, parceira, dona de casa — pode se tornar uma sobrecarga. Muitas vezes, sem perceber, vamos acumulando tarefas, responsabilidades e expectativas, e as pedras que encontramos no caminho começam a nos machucar.

As pedras no caminho

Essas pedras representam as dificuldades diárias que enfrentamos. Pode ser a falta de tempo para focar no crescimento do negócio, a sensação de não estar dando conta de tudo ou a dificuldade em delegar tarefas. Há também a solidão das decisões. Afinal, quem nunca sentiu que, apesar de estar cercada de pessoas, estava sozinha ao tomar decisões importantes sobre o futuro do seu negócio?

A jornada do empreendedorismo, para muitas mulheres, é uma prova de resistência. Diferentemente do que se pode imaginar, o sucesso não vem apenas da força de vontade. É preciso apoio, organização e, principalmente, a capacidade de enxergar que nem tudo podemos ou devemos carregar sozinhas.

A importância de ter apoio e uma visão clara

Uma das grandes armadilhas que encontramos é a crença de que, para sermos boas empreendedoras, precisamos dar conta de tudo. Não é raro ver mulheres que, além de gerir seu negócio, assumem todas as tarefas administrativas, o cuidado com a casa e os filhos, e ainda tentam manter uma vida social ativa. Isso não só torna a jornada mais lenta, mas pode levar a desvios, desânimo e até desistência.

O segredo para remover essas pedras do caminho está em duas coisas: uma visão clara do que queremos e a rede de apoio certa. Isso significa ter clareza sobre os objetivos do seu negócio, focar no que realmente importa e não ter medo de pedir ajuda. Delegar, buscar orientação profissional e contar com mentores/advisers são passos fundamentais para que a caminhada seja mais leve e o progresso mais rápido.

O papel da mentoria nesse processo

A mentoria é uma das maneiras mais eficazes de lidar com esses obstáculos. Contar com uma pessoa experiente, que já trilhou o caminho, pode fazer toda a diferença. Uma boa mentora vai te ajudar a manter o foco, a priorizar tarefas e, principalmente, a não perder de vista o propósito que te levou a empreender.

Quando somos guiadas, conseguimos olhar para as pedras no caminho não como obstáculos intransponíveis, mas como oportunidades de crescimento e aprendizado. Ao longo da minha trajetória, acompanhei várias mulheres que enfrentaram esses desafios e, com o apoio certo, conseguiram transformar essas pedras em degraus rumo ao sucesso.

Transformando Pedras em Degraus: A Metodologia Adviser

Mais do que mentoria, você pode contar com uma Adviser especialista em empresárias. A metodologia de Adviser para Empresárias, criada por Cristhiane Borges Sorolla , foi desenvolvida com base na necessidade de que, neste cenário, a mulher deve primeiro definir claramente seus objetivos e propósito de vida. Saber o que se quer para a vida pessoal é o ponto de partida.

A partir daí, com o uso de técnicas como hipnoterapia, educação financeira e planejamento pessoal, essa empresária pode construir seu negócio como meio para alcançar esses objetivos. Com essa clareza, ela dificilmente deixará as pedras no caminho. Ao contrário, removerá esses obstáculos com facilidade, estratégia e uma visão de médio e longo prazo.

Conclusão

Empreender não é uma tarefa fácil, mas não precisa ser uma jornada solitária ou dolorosa. As pedras no caminho fazem parte do processo, mas com a visão certa e o apoio adequado, podemos superá-las. Se você está se sentindo sobrecarregada, saiba que isso não significa que está falhando. Ao contrário, é um sinal de que você está tentando abraçar o mundo sozinha, e talvez seja a hora de parar, refletir e pedir ajuda.

Afinal, o sucesso vem para aquelas que, mesmo tropeçando nas pedras, continuam caminhando, mas também sabem quando é hora de parar e encontrar uma nova rota.

Cristhiane Sorolla já ajudou muitas mulheres a equilibrar sua vida pessoal e negócios.

Conselheira PMEs e Startups, Adviser de Empresárias, Mentora, Consultora Empresarial e de Negócios, Palestrante. Empresária. Contadora.