Se você investe em ações com ganho, então fique atento ao IR para evitar prejuízos futuros. Começar a montar e diversificar uma carteira de investimentos é muito vantajoso, mas você precisa ficar atento a alguns pontos. Você sabia disso? Não? Então, confira no artigo de hoje do blog do Gestão com Elas!
Você investe em ações com ganho? Então, fique atento ao IR!
A cada dia, a cultura de investir dinheiro e multiplicar seus ativos tem feito parte de mais e mais brasileiros. O acesso a este tipo de informação e consultoria se tornou muito mais democrático, muito por conta das redes sociais e plataformas de streaming.
Antes, este tipo de investimento não era assim tão popular para o público médio. No entanto, agora uma grande parcela da população já tem uma boa base de conhecimento para começar a investir. Mas sempre existe um “porém”.
Este mar de rosas requere um tipo de expertise para que você não se enrole em meio a suas obrigações. Investir e ampliar seus rendimentos é muito bom. Só que algumas informações quase ninguém te oferece, quando se trata dos deveres que você precisa estar em dia.
Será que você está por dentro das obrigações?
Você Sabia? Quando Você investe em ações com ganho, precisa Apurar Mensalmente e Pagar o Imposto De Renda sobre este ganho. Além de apurar e pagar o IR mensalmente (inclusive prejuízos podem ser compensados no cálculo), tem que apurar os saldos em 31/12 para informar na ficha de bens e direitos.
Neste caso as corretoras não mandam estas apurações ou informes. O cálculo tem como base as notas de corretagem. Sim, são muitas questões e pormenores que, se você não tem alguém especializado para te ajudar, pode complicar no futuro.
Em caso de dúvidas, fale com umas de nossas Contadoras: somos especializadas para fazer sua declaração da forma correta. O Gestão com Elas te atende independente da sua localização. Mande um e-mail para irpf@gestaocomelas.com.br que ficaremos felizes em te ajudar!