Quais as principais características do Empresário? Será que você tem cada uma delas? E se não tiver, meu negócio que vai sofrer as consequências? Calma. Respira. Toma uma água que vamos responder e está bem tranquilo o artigo de hoje. Prometo que você vai gostar.
Quais as principais características do Empresário?
Eu sei que hoje começamos com muitas perguntas e se você se sentiu acuado, pode ficar tranquilo. Até porque o Gestão com Elas também atua com Mentoria, então nosso negócio é simplificar tudo mesmo para você.
Vamos pegar leve agora. Não nascemos prontos. Estamos em constante evolução. Existem sim características que são inerentes ao sucesso do empresário. Mas se você ainda não as tem (repare, eu disse AINDA), podemos chegar lá. Sim, o Gestão com Elas te ajuda nisso também!
O primeiro passo é conhecer cada uma delas. Vamos passar por sete pontos capitais. Depois, você pode fazer um exercício de autoanálise para entender qual delas você já possui. Se faltar alguma, está tudo bem. Raramente temos todas elas. Então o próximo passo é trabalhar para atingir nossa evolução constante. Vamos a cada uma delas?
7 características que todo Empresário de Sucesso precisa ter
1 – Tem responsabilidade financeira, fiscal e social
Saber elencar todas as suas prioridades de forma adequada para conseguir pagar as contas do mês, investir em melhorias e controlar o fluxo de caixa.
2 – Tem visão sistêmica do negócio e entorno
Identificar o funcionamento de cada processo, bem como cada setor interage entre si. Partindo daí, você pode entender melhor a relação entre os ambientes interno e externo e como interferem no dia-a-dia da empresa.
3 – É vendedor, acredita na sua entrega
Para você vender a imagem do seu negócio, o primeiro passo é acreditar verdadeiramente que ele funciona. Para isso, é necessário um trabalho constante de melhoria contínua. Mãos na massa. Fale do seus produtos ou serviços com brilho no olho.
4 – Constrói um networking forte
Ninguém cresce sozinho, isso é uma das premissas da natureza. Aumente sua rede de influência e contatos. Lembre-se que o boca-a-boca ainda é a melhor ferramenta de divulgação. Networking traz parcerias e bom relacionamento é igual a crescimento e lucro.
5 – Está sempre implementando tecnologia e inovação na empresa
Estamos vivendo a Quarta Revolução Industrial. É a era do 5G. Não preciso falar mais muita coisa. Ou você acompanha a evolução ou fica para trás. Mas calma, essa entressafra é comum a todos. O segredo é não se acomodar. Tecnologia automatiza processos e inovação nem sempre significa grandes investimentos, você pode inovar melhorando o ambiente interno por exemplo, melhorando um serviço ou produto.
6 – Tem foco na gestão de pessoas e números (indicadores)
Sim, indicadores são os melhores companheiros do empresário. Então segura neles e não solta. Acompanhe de perto que fase está cada processo e também a evolução. Esta medida antecipa problemas para sua gestão de crise, bem como cria oportunidades de sair na frente em diferentes cenários em relação à concorrência. Crie indicadores de faturamento, de vendas, de redução de custos, de produtividade da equipe, estes são alguns exemplos.
7 – Conhece e acompanha o Lucro da empresa
Essa é a parte legal. Veja o lucro. Estude como pode aumentar de forma saudável. Nada de cortar o cafezinho, mas um crescimento que te possibilite investir na empresa, remunerar melhor sua equipe, ousar mais em seu negócio e principalmente poder distribuir lucros para realizar seus sonhos pessoais.
E então, gostou do conteúdo? Faz sentido para você? Lembre-se que a vida do empresário é estar sempre mirando no próximo alvo. Mas claro que não precisa fazer tudo sozinho. Precisou? Conte com o Gestão com Elas que ficaremos felizes em te ajudar.