A tomada de decisão correta é capaz de trazer grandes benefícios ao seu negócio. Descubra por que sua empresa precisa de estratégia e planejamento para fugir de problemas do cotidiano.
Por que sua empresa precisa de estratégia e planejamento?
De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 80% das empresas não conseguem chegar ao seu segundo ano de existência, sendo obrigadas a fechar suas portas, declarando falência.
Seja como for, uma série de motivos leva a esse triste fim. E um dos principais deles, é a falta de estratégia e planejamento nos negócios. Esse fator gera, ao longo do tempo, consequências negativas, deixando a empresa vulnerável e, no final das contas, compromete gravemente a saúde da empresa como um efeito dominó destrutivo.
Por outro lado, através da estratégia e planejamento, o gestor, líder ou empreendedor consegue agir em caráter preventivo. Tomadas de ação antecipam situações de vulnerabilidade, saindo na frente. Dessa forma, o que seria uma ameaça acaba se tornando oportunidade de melhoria.
Sendo assim, vamos analisar algumas situações desafiadoras comuns às empresas expostas a riscos e como a estratégia e planejamento pode ajudar a virar esse jogo a favor do seu negócio. Confira a lista que fizemos abaixo.
Despesas desnecessárias
O crescimento de despesas desnecessárias impacta em seu faturamento. O que poderia ser investido em áreas de melhoria, acaba sendo um gasto de verba. Quando seu negócio não faz o planejamento de onde investir e direcionar seu budget, acaba gastando onde não reverte o retorno desejado.
Tomada de decisão planejada de acordo com indicadores corretos são muito mais assertivas. Isso ajuda a liquidez e solvência da empresa. Um bom exemplo é a pesquisa na hora de fechar com um fornecedor. Analise a média de mercado. Ou mesmo a questão tributária pode ajudar muito que evite impostos que não sejam necessários.
Precificação errada do produto/serviço
Ao controlar suas despesas, você tem uma informação a mais para avaliar a precificação do seu produto ou serviço. Afinal de contas, com a precificação você avalia como obter seu lucro e abater os custos.
Com o planejamento, sua empresa consegue determinar preços dentro do valor de mercado.
Volume de vendas fora do que sua empresa pode oferecer
A estratégia e planejamento adequados ajudam sua empresa a entender melhor o perfil e comportamento do seu público final. Assim, torna-se viável a prospecção e fidelização de novos clientes.
Estratégias como o funil de vendas e a proposta única de vendas são apenas alguns dos pontos de partida que uma empresa bem estruturada pode adotar para conquistar sua fatia de mercado.
Problemas na retenção e captação de talentos
Com a estratégia e planejamento sua empresa consegue mapear de forma mais assertiva o perfil do profissional a preencher cada vaga. Seu job description, as soft e hard skills desejadas conseguem ser levantadas aqui. E claro, quais membros do seu time estão preparados para subir ao próximo nível, ascendendo a cargos superiores.
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