O mundo corporativo atual requer estratégias e detalhes finos para preparar melhor sua equipe e seus líderes. Mentoria somente para líderes funciona? Essa questão será respondida agora, logo abaixo em nosso artigo.

Mentoria somente para líderes funciona?

Esta é uma pergunta frequente. Muitas vezes os “donos do negócio”, sócios, querem contratar Mentoria para seus líderes por vários motivos e os principais são:

  • Falha na comunicação
  • Dificuldade na solução do problema
  • Processos que não funcionam
  • Reclamação demasiada por parte dos clientes
  • Alto índice de rotatividade de colaboradores.

Mas lendo todos estes motivos quem você acha que precisa primeiro da Mentoria? Se você tem uma visão empresária, acertou: os sócios! Normalmente há um problema sério de comunicação entre os donos e os líderes.

É preciso um direcionamento claro alinhados a estratégia do negócio, a cultura organizacional, visão, missão e valores. Vamos entender melhor estes pontos e como impactam no cotidiano da sua empresa?

Falha na comunicação

Uma instrução que deveria ser clara e algo fácil a ser resolvida acaba parando em um obstáculo: a falha na comunicação. Os ruídos em uma comunicação objetiva e assertiva surgem em alguns casos por não possuir uma dinâmica ou expertise para transmitir a mensagem principal de maneira fácil e em uma linguagem compreensível para líderes e equipe.

Dificuldade na solução do problema

Diversos problemas parecem muito mais complexos do que realmente o são. A morosidade em resolver questões se dão por conta de serem algo novo e pela falta de experiência ou ter vivenciado determinada situação. A Mentoria entra aqui de forma a transmitir o melhor preparo para que solucionem situações de conflito e problemas com maior assertividade e economia de tempo.

Processos que não funcionam

Processos são planejados e estruturados para tornar a rotina mais organizada, obtendo melhores resultados. No entanto, se os mesmos não funcionam, uma das atribuições que se espera é que tenha know-how para redefinir a rota, otimizando ou reestruturando os processos. O Mentor também desenvolve esta disciplina inerente para definir estratégias, trazendo assim os resultados esperados ao time.

Reclamação demasiada por parte dos clientes

Você empresário deve ter uma empresa que anda sozinho sem sua gestão onipresente. Sendo assim, coordenar a satisfação dos clientes não é função do CEO. Através da mentoria, os líderes se desenvolvem também no acompanhamento da jornada e experiência do cliente, bem como tomadas de ações para melhorar ainda mais sua satisfação com a marca.

Alto índice de rotatividade de colaboradores.

Por fim nesta lista de hoje, mas não menos importante, como está seu cliente interno? É premissa que o líder faça uma correta gestão de equipe para combater a rotatividade de colaboradores, para que o time reme sempre em uma mesma direção de forma uniforme.
Nós do Gestão com Elas estamos prontos para te ajudar por meio de nossa mentoria empresarial. Agende sua primeira Mentoria ou solicite uma proposta com uma de nossas especialistas.