Ah, não! Você caiu na malha fina, e agora? Como resolver? Calma, não precisa arrancar os cabelos! O Gestão com Elas te ajuda a sair desse enrosco com muita tranquilidade e de uma forma super prática e didática. Confira no artigo logo abaixo!

 

Malha fina, e agora? Como resolver

No Gestão com Elas vivemos transformando bichos de sete cabeças em bichinhos fofinhos igual um poodle toy! Muitos contribuintes se desesperam por ter caído na malha fina e nossas contadoras estão acostumadas a lidar e resolver este tipo de problema. Então vamos por partes: o que significa “cair na malha fina”?

No popular, cair na malha fina significa a situação a qual o contribuinte declarou seu Imposto de Renda com alguma falha ou mesmo com alguma pendência em sua documentação. Logo, essa situação exige que o mesmo faça as devidas correções na sua declaração e de caráter urgente.

 

O que fazer para descobrir se você caiu na malha fina?

O procedimento pode ser realizado através do aplicativo “Meu Imposto de Renda”. Ao entrar no sistema, o próprio programa ou o site mostrará se existe alguma pendência para você resolver.

Teve sua declaração de Imposto de Renda retida na Receita Federal? Isso acontece por prováveis erros, como falta de documentações nos gastos e rendimentos ou outra questão identificada. ATENÇÃO: A malha fina pode gerar multas de até 75% do imposto.

Para sair desta situação, procure o Contador que fez sua declaração para que possa te orientar a forma correta de corrigir a pendência e/ou irregularidade.

Fez sozinho? Veja através do aplicativo qual a pendência e análise, algumas situações mais comuns que podem acontecer:

1 – Despesas – muitas vezes você colocou despesas e o prestador de serviços (médicos, psicólogos, e outros, não informaram os recebimentos a Receita, neste caso precisa entrar em contato com o prestador para ele regularizar isso, também pode simplesmente apresentar os recibos a Receita (mas aconselhamos que faça os dois para agilizar a análise da receita).

2 – Rendimentos tributáveis – deu imposto a pagar e você pensou: e se eu não declarar este rendimento aqui do meu dependente, ou aquele da empresa que foi demitido, entre outras situações… Esta situação sempre te leva a malha fina e vai precisar retificar sua declaração informando estes valores.

Agora não tem nem ideia como resolver? Você não precisa passar por isso sozinho: conte com nossas Contadoras. Elas são as profissionais mais indicadas para te apoiar em suas entregas e declarações.