Animada(o) para virar a chave do sucesso no novo ciclo? No artigo de hoje, separei algumas ferramentas para colocar em prática o plano estratégico em 2023 do empreendedor brasileiro. Então, confira a matéria completa no blog do Gestão com Elas!
Ferramentas para colocar em prática o plano estratégico em 2023
Antes de tudo, na hora de colocar nossas metas em prática, precisamos reunir tudo o que temos de melhor ao nosso alcance para que os resultados aconteçam da melhor forma. Desse modo, quando falamos de nossos negócios, contar com ferramentas que contribuam com o sucesso da marca é essencial.
Nesse sentido, principalmente para quem lidera seu negócio sozinho, no bom e velho “EUQUIPE”, ter a disposição os recursos certos fará toda a diferença. Hoje, separei algumas dicas que irão ajudar você a alavancar a sua empresa em 2023. No melhor modo Gestão com Elas de ser, preparei uma listinha bem prática e assertiva para você ficar melhor preparada(o) para o mercado no ano que vem.
Missão, Visão e Valores da sua empresa
Primordialmente, é muito importante definir com calma a missão, visão e valores da sua empresa. Esses três pontos são as raízes que servem de base para a marca e irá alinhar a percepção junto ao seu cliente e também aos futuros colaboradores. A definição é o primeiro ponto antes de construir seu planejamento estratégico.
Análise Matriz SWOT
A matriz SWOT analisa tanto as condições internas que podemos controlar, como as variáveis externas, considerando quatro fatores da sigla:
- Strengths (forças): analisa os pontos fortes e vantagens que sua marca tem em relação à concorrência;
- Weaknesses (fraquezas): verifica pontos fracos e desvantagens em relação ao mercado;
- Opportunities (oportunidades): interpreta as oportunidades de mercado as quais é possível aproveitar;
- Threats (ameaças): levanta os pontos de atenção que podem afetar o seu negócio negativamente.
A partir da análise SWOT, você pode adotar estratégias para reduzir as ameaças e aproveitar todas as oportunidades e pontos fortes a favor da sua marca.
Mapa de planejamento estratégico
O mapa de planejamento estratégico mostra de forma prática o funcionamento da empresa e a função de cada colaborador dentro do processo. O mapa considera a importância de cada função e como se relaciona com o objetivo final, aumentando o engajamento de cada profissional. Esse roteiro apresenta de forma concisa as informações de modo prático e de fácil entendimento.
Mapa da empatia
O mapa de empatia contribui com o melhor entendimento sobre quem é o seu público-alvo, elaborando o perfil do cliente ideal. São mapeados desejos, dores e comportamentos do consumidor.
Com essa ferramenta, sua empresa consegue entender os sentimentos do cliente e utilizar as informações para entregar verdadeiramente o que sua persona deseja, aumentando sua satisfação e melhorando o relacionamento.
Definição de metas para pequenas e médias empresas
Com a definição de metas ficará ainda mais claro o objetivo, bem como seus indicadores e metas. Ela garante que os esforços de crescimento estão alinhados à estratégia da empresa, fazendo uso de uma abordagem mais simples.
Agora, o Gestão com Elas quer saber: esse artigo foi útil para você? Está preparada para decolar em 2023? Para mais dicas sobre como alavancar sua marca, siga nossas redes sociais. Precisando, conte conosco que estaremos à disposição para apoiar o seu negócio.