Seu negócio foi afetado pela pandemia e agora se pergunta como migrar de ME para MEI? Então você está no lugar certo! Hoje o Gestão com Elas fala com você, que não tira essa pergunta da cabeça e precisa de um norte para acelerar seu negócio já na largada de 2022.
Não precisamos dizer aqui que a pandemia arrasou muitas empresas no mundo todo. Os números e todas as estatísticas que giram em torno da situação enfrentada ao longo destes últimos anos são alarmantes em todos os aspectos.
Afetados com esta crise, muitos empresários têm feito esta pergunta. Será que tem como migrar de ME para MEI? Pois pode ficar tranquilo que a resposta é SIM, você pode fazer esta migração de microempresa para Micro Empreendedor Individual. Basta que você siga alguns passos.
Quando é possível migrar de ME para MEI?
Se sua empresa não tem atingido o faturamento de R$ 81.000,00 e você trabalha sozinho ou com um único funcionário remunerado, logo não existe a necessidade de pagar os impostos que incidem sobre uma microempresa.
A migração para MEI seria para aderir ao imposto único e se isentar de alguns tributos. Contudo, também é preciso estar em dia com a Fazenda para fazer essa transformação e fazer esta alteração com antecedência no caso de sua microempresa não se enquadrar no Simples Nacional.
A solicitação de migração de ME para Micro Empreendedor Individual só pode ocorrer no mês de janeiro, até o dia 31/01 de cada ano. Se você não fizer a transformação até esta data, deverá realizar apenas no próximo ano. Então, se pensa em fazer esse pedido de transformação, fique atento a este prazo.
Sendo assim, segue alguns pontos de atenção:
- Você tem que se enquadrar nas regras do MEI
- Não pode ser sócio em outras empresas
- Não pode ter sócios nesta empresa
- A atividade tem que ser permitida ao MEI
- Em 2022 não vai poder faturar mais que R$ 81 mil no ano.
E, se caso você precisar de uma Contabilidade Consultiva, com linguagem super didática, que explique tudo para você, oferecendo total suporte e apoiando seu negócio, não pense duas vezes: Venha para o Gestão com Elas!