Seja qual caminho você escolha, sempre haverá pedras a serem superadas. Descubra quais são as barreiras e desafios enfrentados por mulheres em posições de liderança no artigo de hoje do blog do Gestão com Elas.

 

Quais são as barreiras e desafios enfrentados por mulheres em posições de liderança?

Antes de mais nada, é preciso lembrar que a vida é feita de desafios. Sendo assim, o mundo dos negócios não poderia ser diferente. Nós, mulheres empreendedoras, acordamos todos os dias disputando uma corrida para conquistar um lugar ao sol. Independentemente do mercado a qual nossa empresa pertença, temos que ter a mentalidade estratégica para vencer os obstáculos a favor do sucesso da nossa marca.

No entanto, no meio do caminho existem diversos obstáculos. Em outras palavras, se formos separar em caixinhas, é possível afirmar que existem dois tipos de barreiras impostas a nós: 1) aquelas que realmente existem e 2) as barreiras que nós mesmas criamos. Seja como for, na segunda caixinha cuidamos de algo mais complexo.

É isso mesmo. A barreira mais complicada é você mesma que coloca no meio do seu caminho e sabe quando você faz isso? Quando se discrimina, quando não se sente capaz, quando busca em excesso e a todo custo a perfeição. Portanto, nesse ponto, quero que você anote no seu caderno: a perfeição não existe. Já diria Cortella: fazer o melhor na condição que você tem, enquanto não tem condições melhores, para fazer melhor ainda.

Em outras palavras, é uma busca contínua.

O que fazer? Como prosseguir e evitar a autossabotagem? 

Em primeiro lugar, não queira estar sempre preocupada com o que terceiros estão pensando de você. Se você tem um objetivo bem definido e sabe o que tem que ser feito para alcançá-lo, então não se preocupe com as opiniões alheias nem fique insegura. Planeje-se, organize-se, faça acontecer. Esse é o perfil da mulher que é líder.

Ainda na primeira caixinha, podemos enquadrar outra barreira: a de não saber ouvir. Qualquer líder, empresário, gestor de área, precisa ouvir atentamente, estar presente naquela situação para trazer soluções para determinado problema. Não se esqueça de sempre focar na solução. Depois, se precisar, procure culpados. Mas sempre foque na solução.

Quando você resolve os problemas da primeira caixinha, tudo fica mais tranquilo. Para a segunda caixinha, para controlar o externo, é muito mais simples. Com a mentoria empresarial, você consegue antecipar os desafios e encontrar as soluções de forma mais estratégica e assertiva. E, para isso, o Gestão com Elas está aqui para oferecer todo o suporte que você precisa.

 

Conte conosco! Visite nosso site e descubra como o Gestão com Elas pode auxiliar você a conquistar o seu lugar ao sol, alcançando o sucesso com a sua empresa!