Quando decidi abrir minha primeira empresa, eu não fazia a menor ideia de como gerenciar um escritório contábil. Eu sequer havia pisado em um antes…
Ainda assim, minha vontade de criar uma nova realidade de vida, com uma rotina diferente, agora coerente aos meus propósitos e valores, era maior do que qualquer receio ou insegurança que eu tinha naquele momento.
Minha motivação era o desejo de estar perto da minha família e conseguir ver pelo menos a minha filha caçula crescer, já que eu não consegui fazer o mesmo com a mais velha até seus 5 anos…
Com muita coragem, tirei meu sonho da gaveta e do papel. A Supreme Contabilidade cresceu rápido e, em dois anos, já tínhamos clientes fiéis, lucro, propostas de parceria, uma nova sócia (que comprou 49% da empresa), colaboradores e notável reconhecimento entre os escritórios de contabilidade e entidades como o Sebrae.
Tudo isso só foi possível devido às 8 atitudes que tive e garantiram a sustentabilidade e o sucesso da minha empresa. Bora entender quais foram elas?
Atitude n° 1: Vontade de aprender
Como já mencionei, eu não sabia como abrir e gerenciar um escritório de contabilidade, então fui “estagiar” na empresa de um antigo professor da faculdade para aprender o funcionamento da operação para aplicar no meu negócio.
Não deixei que a falta de conhecimento me parasse, até porque eu estava comprometida com a mulher que eu queria ser e com o que precisava ser feito para alcançar meus objetivos.
Atitude n° 2: Estudar concorrentes
Utilizei diversas técnicas estratégicas para entender o que meus concorrentes estavam fazendo para não cometer os mesmos erros e entregar mais valor aos meus clientes.
Através dos meus diferenciais, fidelizei com muito mais facilidade, entregando a mesma solução de um jeito único, sendo parceira no negócio do cliente, e o que eu não imaginava: já era mentora de negócios e nem sabia.
Atitude n° 3: Buscar recursos
Antes de abrir minha empresa, procurei o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) para me capacitar.
As palestras de abertura de empresas me deram todo o passo a passo para começar o meu negócio com segurança. Mas, graças a minha visão estratégica, eu utilizei essa oportunidade para fazer negócios e divulgar os serviços do meu escritório após iniciá-lo. Perdi a conta de quantas palestras de abertura de empresas assisti, tirava dúvidas técnicas dos participantes e era a primeira a sair da sala para distribuir meus cartões e continuar tirando dúvidas. Além de ficar conhecida pelos consultores do Sebrae.
Atitude n°4: Formação
Eu sabia que precisava me preparar para os desafios que um negócio trás consigo. Então, fiz Empretec (principal programa de formação de empreendedores do mundo, promovido em 40 países e exclusivo do Sebrae no Brasil) com menos de um ano de empresa, o que me garantiu uma grande vantagem competitiva.
Graças ao seminário, desenvolvi minhas características e comportamentos empreendedores e coloquei em prática, aplicando tudo que aprendi no meu negócio, e como foi “ativado” meu espírito empreendedor não parei mais de empreender, abri novos negócios (alguns não deram certo, outros estão firmes e lucrativos até hoje), entrei em projetos que me trouxeram autoridade, reconhecimento e me proporcionaram a maturidade que tenho hoje.
Atitude n°5: Divulgação
Eu sempre reforço a importância de manter bons relacionamentos com as pessoas. Inclusive, tenho uma frase que faz parte da minha jornada: “se você constrói bons relacionamentos, o caminho fica mais curto e fácil.”
Desde minha trajetória no corporativo já tinha relacionamentos que me socorreram em várias situações e eu a eles, e graças a este círculo de pessoas, fiz networkings que me deram muito retorno ao divulgar minha empresa, serviços e novos produtos.
Fiz um a um divulgando minha empresa, usei as redes sociais da época, participei e até organizei vários eventos e tinha muitas indicações desta rede de network.
Fiz cartões de visita e distribuí nos eventos onde o meu público-alvo estava, distribuía até panfletos e fazia amizade com os comerciantes da região.
Atitude n°6: Investimentos assertivos
Contratei uma empresa de consultoria de legislação para tirar todas as dúvidas que eu tinha a respeito do assunto. Afinal, era impossível saber todas as leis e práticas contábeis, fiscais e trabalhistas.
Investir no que era necessário garantiu minha operação e, através disso, eu ganhei muito mais agilidade.
Entrei em projetos, investindo tempo e dinheiro, como quadro em TV, rádio, eventos presenciais, reality show, patrocínios…
Atitude n°7: Estudo de mercado
Para conhecer o mercado em que ia atuar e entender como meus concorrentes se posicionavam, utilizei muito a ferramenta de cliente oculto para descobrir como outras empresas do mesmo segmento estavam precificando.
Participei do primeiro setor segmento de Contadores em São Paulo, estes encontros no Sebrae me ajudaram a entender o segmento, olhar para o escritório como Empresa Contábil, como empresária e não somente como Contadora, fiz grandes amigos, que até hoje trocamos muito para melhorar o dia a dia das nossas empresas contábeis.
Atitude n°8: Equipe
É preciso saber o momento e aceitar quando não somos capazes de dar conta de tudo sozinhos. Não é vergonha pedir ajuda e, para vencer o medo de contratar, é imprescindível definir, de acordo com a cultura da empresa, o perfil de comportamento e de habilidades técnicas que você espera desse novo colaborador.
Comecei contratando primeiro um estagiário para não ficar presa a operação do negócio e focar na estratégia, criação de produtos e etc… E depois contratei profissionais no nível de coordenação começando pelas áreas com mais demanda.
Graças a essas atitudes, consegui estruturar meu negócio em pouco tempo e tomar decisões importantes com confiança.
Conquistei a liberdade de agenda que eu sempre quis e, respeitando meus valores, minha empresa proporcionou a praticidade e a possibilidade de estar perto da minha família, além de lucratividade e reconhecimento como empresária.
Agora quero saber de você: qual dessas atitudes você vai priorizar?
Me chama no WhatsApp (+55 11 99879-8143) ou me manda uma mensagem no direct me contando qual sua maior dificuldade hoje e como eu posso te ajudar.
O Gestão com Elas está aqui para apoiar seu negócio, mas principalmente você!