“Agora sou Médico, quero abrir meu consultório”. Este é o sonho de muitos médicos, principalmente recém-formados: abrir o seu próprio consultório e atuar de forma independente.  

No entanto, você precisa ter algumas questões em mente:

 

Já tem definida as Áreas de Atuação do consultório?

Definir a área de atuação parece óbvio: segue sua especialização. Porém, seu consultório é um negócio, pode ser que na clínica tenha outras salas que outros médicos, de outras especialidades possam atender e dividir os custos com você, além de tem mais opções para os pacientes. Pense que pode ter outras especialidades que se complementam. Por exemplo: se é Endocrinologista, pode ter Nutricionista, Psicólogo também. Se é Ginecologista e obstetra pode também ter Pediatra e quem sabe até Dentista.

 

Tem em mãos toda a Documentação Necessária?

Você já sabe a documentação necessária para abrir seu negócio, aqui no blog temos um artigo falando sobre isso. Mas o primeiro passo é contratar um Contador para te orientar e fazer todos os tramites na Receita Federal, Junta Comercial ou Cartório, Prefeitura e Conselho de Medicina.

 

Possui a Localização e devida Estrutura?

Pensar na localização envolve vários fatores, como:

  • Seja próximo a sua residência, ou em locais estratégicos como Hospitais especializados;
  • Se for alugar verificar se a documentação do imóvel está regular e consulte uma empresa de alvarás e licenças
  • Faça o planejamento de custos

 

Como está seu Planejamento Financeiro?

A principal orientação é procure os profissionais especializados para te orientar: Contador, Arquiteto se for reformar, empresa de RH para te ajudar na contratação de pessoas, e outros.

Muitas vezes o barato saiu caro e se fosse for aquele que adora o “faça você mesmo” pense que sua hora é muitas vezes mais cara do que alguns profissionais. E você pode dizer que por enquanto você tem tempo, concordo mas use este tempo para assumir seu negócio como empresário, pensar nas estratégias para lançamento da clínica, atrair clientes, estudar a concorrência, fazer um fluxo de caixa projetado com as suas metas de crescimento, verificar se vai precisar de sistemas de agendamento, financeiro. Pesquisar os melhores fornecedores, é são muitas coisas e esta sim, você precisa estar a frente da gestão e talvez no começo da operação.

 

CALMA! Se você ainda não tem todas estas respostas e precisa de apoio para resolver estas questões, estamos aqui para isso!

Agende com uma de nossas Mentoras Empresariais e Contadoras! Ela é a pessoa mais indicada para te ajudar e oferecer todo o apoio! 📌