Cercar-se por aqueles que te impulsionam para se levantar é um dos segredos do sucesso. Descubra a importância da rede de apoio no empreendedorismo no artigo de hoje do blog do Gestão com Elas.

 

A importância da rede de apoio no empreendedorismo

Você sabia que cada um de nós é a média das cinco pessoas com quem mais convivemos no nosso dia-a-dia? Aqui, convido você a ler novamente e refletir sobre essa máxima. Em seguida, busque na memória. Quem são as cinco pessoas com quem você tem mais convivido em sua vida? Com certeza, você vai identificar características que se assemelham. É incrível, não? Agora, e se levarmos essa máxima para o mundo dos negócios?

Estamos falando sobre o poder da energia e da influência. Por isso, como sei que chegamos a um ponto que te interessa muito, vou ser direta: quem são as pessoas com quem você tem se conectado a favor do seu negócio? Como você tem trabalhado sua rede de apoio? Tem dito não a tudo que não está alinhado aos seus objetivos?

Para não gerar interpretação errônea, vamos colocar os pingos nos is. Não é sobre aproximar-se de alguém por interesse. É muito mais sobre o bom e velho ganha-ganha. Ou seja, quando você trabalha uma rede de apoio de qualidade, você tem uma série de benefícios. Enquanto empresário(a) você ajuda e é ajudado. Sendo assim, tem acesso a lugares e informações que talvez não teria se caminhasse sozinho pela jornada do empreendedorismo.

O papel da rede apoio 

A rede de apoio tem um papel fundamental no empreendedorismo. Ela fornece aos empreendedores recursos, informações e conhecimentos necessários para que eles possam iniciar e manter suas empresas. A rede de apoio ajuda a conectar empreendedores a outros profissionais, líderes empresariais, especialistas, parceiros comerciais, potenciais investidores e outros. Em muitos casos, podemos chamar de rede de apoio o bom e velho networking. Porém, a rede de apoio vai além, é criar um mastermind onde todos tem o objetivo de crescerem seus negócios, e um empreendedor ajuda o outro a subir os degraus cada vez mais rápido e melhor.

Por conseguinte, esta conexão permite que você, empreendedor, obtenha conselhos e orientação de outras pessoas, além de acesso a novos recursos e conhecimentos. A rede pode ajudar você a identificar novas oportunidades de negócios e a criar relacionamentos comerciais duradouros. Ademais, a rede de apoio também pode ajudar os empreendedores a desenvolver habilidades de liderança e de gerenciamento de negócios que, a curto prazo, podem ser cruciais para o sucesso de uma empresa.

Quem não pode faltar na rede de apoio 

Para além de outros empreendedores, ou parceiros, na sua rede de apoio não pode faltar um Mentor, alguém que já passou por experiências parecidas com as suas e tem maturidade para te mostrar o melhor caminho, pois ele próprio já viveu a jornada, e testou e criou soluções para facilitar a sua.

Quando falamos das empreendedoras, mais que uma rede de apoio nos negócios, elas também precisam de uma rede de apoio com a casa e os filhos. Neste caso, quando quando não se tem apoio de familiares, pense que vale a pena contratar alguém, visto que a sua hora é muito mais cara que a do seu colaborador.

O seu foco precisa estar em criar estratégias que aumentem a lucratividade do seu negócio. Desse modo, você poderá crescer os seus negócios e ter o padrão de vida que você tanto deseja, sendo a sua versão de mulher ideal.

Então, fica a dica: trabalhe estrategicamente sua rede de apoio. Encontre grupos de empreendedores da sua região. Contrate certo. Expanda a mente e bons negócios!

E como sempre o Gestão com Elas está aqui para ser sua rede de apoio que cuida do seu negócio, mas principalmente de você. Agende agora com uma de nossas consultoras e mentoras.